Categorias
Desenvolvimento Mobile

Como ganhei 1600 dólares com um aplicativo feito em 1 dia.

Bom já faz tempo que quero escrever alguma coisa e hoje decidi compartilhar a história de como criei um app que me rendeu dinheiro de forma constante nós últimos 7 anos, não foi muito, mas valeu a pena totalmente.

O ano era 2013 e eu havia decidido: vou fazer aplicativos para iPhone e ganhar milhões.

Comecei a pesquisar e descobri que para fazer aplicativos para iPhone eu ia precisar de um computador da Apple então comprei um iMac que na época custou R$ 3.300,00 😱.

Aprendendo a fazer apps

Depois de dar uma pesquisada descobri que precisaria aprender Objective-C que na época era a única linguagem de programação usada para fazer apps para iPhone ( hoje tem também o Swift ).

Descobri também que para aprender Objective-C eu primeiro precisaria aprender C, eu já sabia um pouco de PHP e imaginei que não teria muitas dificuldades para aprender C.

Em 17 de Fevereiro comecei minha jornada de desenvolvedor iOS.

Comecei então uma longa jornada de cursos no recém fundado Udemy, terminei o curso de C sem maiores problemas, mas demorei muito para conseguir aprender Objective-C especialmente porque tive que aprender sobre OOP ( programação orientada a objetos ) e delegate pattern que eram coisas totalmente de outro mundo.

Quando terminei o curso de Objective-C não tinha absolutamente nenhuma ideia de como começar a fazer um app.

Depois de perder as esperanças acabei encontrando o site Lynda.com e nele encontrei um curso maravilhoso que já não existe mais, o nome era algo do tipo: iOS 6 — Building iPhone Apps ( o curso não está mais no ar, mas aqui tem uma parte dele. ) até hoje esse foi um dos melhores cursos que já fiz o instrutor era excelente e ele explicou muito bem novamente o que era OOP e dessa vez eu realmente aprendi, além de é claro ter também aprendido muito sobre como usar o xCode a as libs da Apple que são utilizadas para fazer aplicativos para iPhone.

Meu primeiro app que nunca ficou pronto

Ao terminar o curso do Lynda.com estava pronto para finalmente lançar meu primeiro aplicativo, tinha várias ideias e decidi montar uma espécie de registro de “físico” para pessoas que fazem musculação.

A ideia era criar um aplicativo onde as pessoas poderiam cadastrar: peso, tamanho do biceps, triceps, peitoral e outras medidas corporais e com passar do tempo poderia ver como seu corpo estava mudando através de uns gráficos legais.

Perdi muito tempo nesse app provavelmente 1–2 meses até desisti simplesmente por não estar gostando do resultado.

Criando meu primeiro App de verdade

Depois desse fracasso inicial decidi que ia fazer algo super simples com o objetivo de lançar algo na AppStore, depois de pensar em várias coisas decidi fazer um app que lembrava as pessoas de comer de 3 em 3 horas ( na época gostosa muito de musculação e por isso quase todas minhas ideias eram nessa área), muitas pessoas faziam/fazem isso porque em teoria comer de 3 em 3 horas acelera seu metabolismo ( não sei se isso é verdade).

E assim nasceu o App Time to Eat — Eat Every 3 hours ( que por acaso está na App Store até hoje )

Time to eat — layout
Telas do App

Todo o processo de criação do App levou pouco mais de uma tarde e os resultados foram muito satisfatórios, não cheguei nem a fazer um wireframe ou coisa do tipo, simplesmente abri o storyboard do xCode e comecei a posicionar os elementos na tela em algumas horas tinha um aplicativo funcionando totalmente.

Depois de terminar o app demorei mais um ou dois dias para conseguir subir ele para AppStore, fazer as screenshots da tela e o ícone do App da bastante trabalho porque tem que enviar em diversos tamanhos, por fim a Apple levou uns 7 dias para aprovar meu App, mas no fim deu tudo certo e eu finalmente virei um desenvolvedor iOS publicado.

O funcionamento do aplicativo é super simples, ao acordo você escolhe o horário que pretende ir dormir e aplicativo então fica te enviando lembretes a cada 3 horas ( ou a cada 2h45m se preferir) te lembrando que está na hora de comer.

Os Resultados

Minha ideia inicial era de que o app seria gratuito, coloquei alguns anúncios nele e lancei em Dezembro de 2013, o app teve alguns downloads, mas eu não ganhei absolutamente nada com o app ( menos de 1 dólar ).

Downloads por mês

Não fiquei triste, na verdade estava até orgulhoso de ter conseguido lançar meu primeiro app.

Algum tempo depois do lançamento comercialmente fracassado do meu app, decidi mudar a estratégia removi as propagandas e comecei a cobrar 0.99$ pelo App, e para minha surpresa algumas pessoas continuaram baixando.

Receita mensal após começar a vender o App por 0.99$

E minha receita EXPLODIU de alguns centavos por mês, para mais de 15 dólares em Março de 2014 😎.

Chegando até a 85 dólares mensais em janeiro de 2016!

Por fim eu ainda atualizei o App uma vez em 2014, quando o iOS 7 saiu as notificações pararam de funcionar.

Receita total até o momento.

Então é isso no fim o app apesar de ser super simples e mal avaliado 😢teve mais de 2 mil vendas o que rendeu mais de 2270 dólares, como Apple fica com 30% eu recebi algo em torno de 1600 dólares nesse breve período de quase 7 anos 😆.

Depois desse app ainda continue alguns anos nessa área, lancei diversos outros apps mas nunca ganhei meus milhões 😆.

Bom é isso, não sei se tem alguma lição aqui, mas se você leu até aqui obrigado e se você usa Twitter me segue lá!!

Por André D. Oliveira

Formado em Ciência da Computação atualmente trabalho como desenvolvedor backend focado no desenvolvimento de aplicações utilizando arquitetura de serverless.
Curto: Node.js, TypeScript, Serverless Framework e muita coisa do AWS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *